segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ah.... Cecília!!! (Poema do Dia)

Apesar da Cecília Meireles não ter nascido (nasceu no mesmo dia que meu pai! 07/11), nem morrido nesse mês, resolvi homenageá-la essa semana, pois muito me acompanhou em minha pré adolescência, e estou passando por uns dias nostálgicos. Assim, colocarei alguns poemas que me eram favoritos uns anos atrás e que estão até marcadinhos em meu livro "Mar Absoluto - Retrato Natural". (continuam sendo, claro, ao lado de outros).

A Alegria

"No fundo de um poço
deitei a Alegria,
dizendo-lhe: "Espera,
que volto algum dia,
com louros e rosas,
Amor e Poesia".

No fundo de um poço
por que a deitaria?
Por que desprezava
sua companhia?
Pensei que no mundo
tudo padecia.
Ai, como o pensava!
E não a queria.

No fundo de um poço
deitei a Alegria.
Chegaram os tristes
por quem eu sofria.
Consigo a levaram
~ e de longe o via!~
Nunca perguntaram
a quem pertencia.

Sofrer por sofrer,
somente eu sofria.
Os outros, ~ apenas
querendo alegria.

A beira do poço
voltarei um dia.
Pousarei meu rosto
na água negra e fria,
em ramos serenos
de Amor e Poesia.
Direi meu segredo
sem melancolia.
E na água profunda,
sem noite nem dia,
eu mesmo serei
minha companhia.

Eu quis outra coisa
que ninguém queria.
Nem tenho saudade
da antiga Alegria."